O Inbound Marketing é um conceito que está sendo cada vez mais discutido e falado no mercado brasileiro. Mesmo com ar de novidade, muitas empresas já vêm implementando a metodologia e aí muitas perguntas surgem na cabeça dos empresários curiosos por esse novo tipo de marketing .
O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. Em português livre, Inbound Marketing quer dizer marketing de atração, ou seja, a ideia principal não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.
Essa atração é conquistada através de conteúdos de qualidade para o seu público. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound, é necessário que esse conteúdo seja de qualidade e que comunique com as pessoas certas.
Assim como a ideia principal é atrair o público e despertar nele um interesse genuíno nos produtos ou serviços da empresa, é preciso entender bem quem é esse público. Ou seja, primeiro saber quais são seus interesses, dúvidas e desafios, para então oferecer materiais/conteúdos que o ajude a resolver os problemas que tem ou o faça enxergar uma oportunidade ainda não vista, onde a solução é exatamente o serviço/produto que a sua empresa oferece.
Esse caminho é o que chamamos de Funil de Vendas, no qual o objetivo da sua empresa é ajudar esse público a “caminhar” até o fundo do funil e virar efetivamente um cliente.
Portanto, usando conteúdos atrativos, você aumenta o tráfego do seu site, sendo que nessa fase eles ainda são apenas visitantes, você ainda não tem um contato, não sabe quem é essa pessoa. Então, mais do que criar conteúdos relevantes, é preciso ter em seus canais pontos de conversão, ou seja, formulários ou Landing Pages que transformem seus visitantes em contatos, que em Inbound chamamos de Leads.
Com os Leads, já é possível criar um canal de relacionamento através de Email Marketing, por exemplo, em que é possível nutrir esse Lead com informações relevantes que gerem ou aumentem sua intenção de compra.
Assim, ao publicar o conteúdo certo no lugar e no momento certos, o marketing se torna relevante e útil para os seus clientes, e não intrusivo. Dessa maneira, a venda é resultado de um trabalho de qualidade, bem orientado e específico.
Outro ponto a se destacar no Inbound Marketing é o seu custo. Aqui você vai conseguir investir menos e ter um bom retorno. E, com o tempo, quanto mais otimizado seu conteúdo em termos de SEO, por exemplo, melhor seu rankeamento e, consequentemente, menor será a necessidade de investimento em mídias pagas.
Passo 01 – Conheça os seus clientes atuais.
Antes de tudo, conheça bem o seu cliente. Saiba quem são eles, quais são seus gostos, suas preferências e o que os atrai a fazer negócios com sua empresa.
Conhecer o seu cliente é o primeiro e mais importante passo, pois assim ficará mais fácil você atrair público semelhante. Quando você entende profundamente as necessidades dos seus clientes e seus motivadores que os fazem comprar, você sabe onde mirar para atrair o público certo para o seu negócio.
Passo 02 – Crie uma oferta irresistível
Para criar uma uma oferta irresistível você tem que conhecer os desejos e necessidades de seus clientes. Então uma vez clara esta necessidade, você vai adequar o seu produto ou serviço a estas necessidades, gerando assim uma oferta que gere de fato a atenção necessária do seu público ideal na internet.
Passo 03 – Atraia o seu cliente ideal através das mídias sociais e mecanismos de busca da internet.
Encontre o seu público nas mídias sociais e mostre a ele que você conhece as suas necessidades e sabe como resolvê-las através de conteúdos que os chame os chame a atenção e seja relevante para ele.
Seu público está a procura de algo que gere transformação em suas vidas. Uma vez que você tem a solução para ele, se faça ser encontrado por eles através das redes sociais e assim mostre que você pode ajudar a resolvê-los com conteúdos que gerem realmente valor em suas vidas.
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