Outbound Marketing vs. Inbound Marketing: você entende as diferenças?

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Ao pensarem em estratégias de marketing para suas empresas, é comum ver empreendedores discutindo sobre o que é mais efetivo: o Outbound ou o Inbound marketing. Enquanto os mais tradicionalistas ainda resistem em migrar para o meio on-line, muitos especialistas em marketing digital acreditam que o Outbound está se tornando uma estratégia obsoleta. Mas afinal, quais as diferenças entre Inbound e Outbound marketing?

Para além de conceitos de melhor ou pior, que tal entender as diferenças entre essas duas metodologias e tirar suas próprias conclusões sobre qual delas é a mais adequada ao seu negócio? Confira!

Quais as diferenças entre Outbound e Inbound marketing?

A principal diferença entre as duas estratégias está no princípio de abordagem. No Outbound marketing, o primeiro passo para a comunicação com o consumidor é dado pela empresa: pode ser, por exemplo, um outdoor posicionado em uma rodovia, um anúncio em uma revista ou um comercial de TV. Ele também está presente no digital, em links patrocinados nos mecanismos de buscas ou redes sociais, banners em websites, mensagens pagas em plataformas de e-mail ou pop-ups publicitários que surgem no navegador.

Já o Inbound marketing revela-se uma estratégia cuja efetividade é mais aparente na esfera da web. Também conhecido como marketing de entrada, ele consiste na aproximação por parte do usuário. Por exemplo, quando um internauta visita um website através de um artigo e inscreve-se em uma newsletter, transformando-se em lead. A partir desse momento, inicia-se um relacionamento entre consumidor e empresa, e o Inbound será responsável por aprofundá-lo através do envio de informações valiosas, engajando e auxiliando o cliente para, enfim, fazer uma oferta.

Assim, enquanto o Outbound marketing foca em técnicas voltadas à propaganda direta, o Inbound tem como objetivo a criação de conteúdo e o envolvimento com o consumidor. Podemos concluir, portanto, que a primeira gera resultados mais imediatos, enquanto a segunda é realizada em um maior intervalo de tempo, mas com resultados permanentes e duradouros.

Qual delas será mais efetiva para o meu negócio?

Não há como afirmar que uma delas trará melhores resultados para uma empresa, pois existem variáveis – algumas delas imprevisíveis –, como decisões estratégicas, táticas de execução, público-alvo e nicho de mercado. O importante para o bom empreendedor é compreender quais os melhores meios e canais para alcançar a sua persona.

De fato, nas estratégias de internet (como e-mail marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, SEO, etc.), a mensuração é precisa, e você pode saber exatamente quais foram as mais eficazes e alterá-las imediatamente. Em campanhas offline, é possível extrair métricas essenciais, como o ROI, mas a precisão da origem das compras não pode ser analisada.

Qual delas eu devo utilizar?

Nada impede que ambas sejam utilizadas simultaneamente, como metologias complementares. Muitos empreendedores têm obtido sucesso implementando tanto o Inbound quanto o Outbound marketing, analisando seus resultados constantemente para definir qual delas deve receber a maior parcela de investimentos.

É importante frisar que analisar os resultados e compará-los é a chave para o sucesso do negócio. A sua empresa deve adotar a postura que melhor se adapta ao comportamento do público-alvo, considerando ainda os meios de comunicação que geram os melhores índices de lucratividade.

As diferenças entre essas metodologias ficaram claras pra você? Conhece alguém que ainda tem dúvidas sobre Inbound e Outbound marketing? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros internautas a entenderem melhor as diferenças elas!

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