Você sabe o que é inbound marketing? Também conhecido como marketing de entrada, essa é uma das mais eficientes estratégias de marketing digital da atualidade. Trata-se de um conjunto de técnicas que têm como característica a criação de conteúdo relevante para o consumidor, com a finalidade de transformá-lo em um cliente ao fim da sua jornada de compra.
Essa técnica segue o caminho oposto da mídia paga: além de utilizar procedimentos gratuitos, seu objetivo é fazer com que o consumidor chegue até a empresa, e não o contrário. Nesse artigo, você entenderá o que é inbound marketing e porque a sua empresa deve começar a investir agora!
Para explicar essa estratégia, vamos a um exemplo prático. Imagine um usuário fictício, que chamaremos de João. Ele abre sua caixa de e-mails e se depara com uma mensagem publicitária que não é de seu interesse. O destino dela provavelmente será a caixa de spam, e é provável que ele desenvolva certa antipatia pela marca responsável.
Agora, façamos pelo caminho do inbound. Utilizemos também o blog da sua empresa como referência, supondo que você já tenha começado a utilizar estratégias de inbound.
João tem várias dúvidas a respeito de um determinado assunto. Ele faz uma busca rápida no Google e encontra um artigo no seu blog. Ao acessá-lo, todas as suas perguntas são respondidas e ele fica encantado com a qualidade do conteúdo. No fim do texto, há um convite para assinatura de newsletter e recebimento de mais informações relacionadas por e-mail.
Perceba que, quando o seu conteúdo é útil, valioso e agradável, as chances de João aceitar a sugestão são grandes. Portanto, ele se inscreve, e esse é início da sua aproximação com esse consumidor. A partir de então, você deve nutri-lo com as informações solicitadas, utilizando-se de plataformas de e-mail marketing. Quando essas ferramentas detectam altos níveis de engajamento (abertura de mensagens, consumo de conteúdo, cliques em links, etc.), está na hora de fazer uma oferta.
É possível observar que o inbound marketing passa por diversas etapas antes de efetivamente fechar um negócio. Essas fases são chamadas de atração (quando o usuário encontra o artigo), conversão (quando ele assina a newsletter) e fechamento (ao realizar a compra). Essa metodologia, claro, beneficia tanto o internauta quanto o negócio, e eis aí a razão de ela ser tão efetiva.
São muitas as razões para uma empresa investir nessa estratégia, e você pode conferir alguns benefícios abaixo:
Início da jornada de compra a partir do cliente;
Geração de tráfego para o blog;
Não é invasivo;
Gera relacionamento;
Fideliza o consumidor;
Possui altos índices de retorno financeiro;
Baixo custo quando comparada à mídia paga;
Utilização do mix de marketing (redes sociais, blog, e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo, vídeos, apresentações de slides, etc.);
Facilita conversões em qualquer estágio do funil de vendas;
Auxilia na construção da imagem da marca (branding).
Agora que você já sabe o que é inbound marketing, que tal ficar por dentro de outras novidades do mercado digital? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos para alavancar as estratégias do seu negócio!