O que é Inbound Marketing e por que minha empresa deve investir nessa estratégia?

Aumente suas vendas com essas 4 estratégias de Marketing Digital
setembro 5, 2016
07 Passos para atrair clientes para o seu negócio através da internet
setembro 27, 2016

Você sabe o que é inbound marketing? Também conhecido como marketing de entrada, essa é uma das mais eficientes estratégias de marketing digital da atualidade. Trata-se de um conjunto de técnicas que têm como característica a criação de conteúdo relevante para o consumidor, com a finalidade de transformá-lo em um cliente ao fim da sua jornada de compra.

Essa técnica segue o caminho oposto da mídia paga: além de utilizar procedimentos gratuitos, seu objetivo é fazer com que o consumidor chegue até a empresa, e não o contrário. Nesse artigo, você entenderá o que é inbound marketing e porque a sua empresa deve começar a investir agora!

Como funciona o inbound marketing?

Para explicar essa estratégia, vamos a um exemplo prático. Imagine um usuário fictício, que chamaremos de João. Ele abre sua caixa de e-mails e se depara com uma mensagem publicitária que não é de seu interesse. O destino dela provavelmente será a caixa de spam, e é provável que ele desenvolva certa antipatia pela marca responsável.

Agora, façamos pelo caminho do inbound. Utilizemos também o blog da sua empresa como referência, supondo que você já tenha começado a utilizar estratégias de inbound.  

João tem várias dúvidas a respeito de um determinado assunto. Ele faz uma busca rápida no Google e encontra um artigo no seu blog. Ao acessá-lo, todas as suas perguntas são respondidas e ele fica encantado com a qualidade do conteúdo. No fim do texto, há um convite para assinatura de newsletter e recebimento de mais informações relacionadas por e-mail.

Como é a produção de conteúdo no inbound marketing?

Perceba que, quando o seu conteúdo é útil, valioso e agradável, as chances de João aceitar a sugestão são grandes. Portanto, ele se inscreve, e esse é início da sua aproximação com esse consumidor. A partir de então, você deve nutri-lo com as informações solicitadas, utilizando-se de plataformas de e-mail marketing. Quando essas ferramentas detectam altos níveis de engajamento (abertura de mensagens, consumo de conteúdo, cliques em links, etc.), está na hora de fazer uma oferta.

É possível observar que o inbound marketing passa por diversas etapas antes de efetivamente fechar um negócio. Essas fases são chamadas de atração (quando o usuário encontra o artigo), conversão (quando ele assina a newsletter) e fechamento (ao realizar a compra). Essa metodologia, claro, beneficia tanto o internauta quanto o negócio, e eis aí a razão de ela ser tão efetiva.

Por que as empresas precisam do inbound marketing?

São muitas as razões para uma empresa investir nessa estratégia, e você pode conferir alguns benefícios abaixo:

  • Início da jornada de compra a partir do cliente;

  • Geração de tráfego para o blog;

  • Não é invasivo;

  • Gera relacionamento;

  • Fideliza o consumidor;

  • Possui altos índices de retorno financeiro;

  • Baixo custo quando comparada à mídia paga;

  • Utilização do mix de marketing (redes sociais, blog, e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo, vídeos, apresentações de slides, etc.);

  • Facilita conversões em qualquer estágio do funil de vendas;

  • Auxilia na construção da imagem da marca (branding).

Agora que você já sabe o que é inbound marketing, que tal ficar por dentro de outras novidades do mercado digital? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos para alavancar as estratégias do seu negócio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *