O que são métricas de Marketing Digital e por que você deve acompanhá-las?

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Para garantir estratégias de sucesso no marketing on-line, é preciso avaliar constantemente as ações executadas. Para isso, é necessário conhecer e selecionar as melhores métricas de marketing digital para o seu negócio. Você sabe o que são essas métricas e como elas funcionam?

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse tema tão importante para o sucesso das empresas. Confira!

O que são métricas de marketing digital?

Métricas de marketing digital são indicadores de desempenho que mostram como os usuários reagiram às ações de marketing elaboradas e executadas por uma empresa. Elas funcionam melhor quando atreladas a objetivos predeterminados, podendo ser avaliadas de acordo com eles. Afinal, de nada adianta avaliar uma métrica quando não se sabe o que exatamente é preciso medir.

Para que elas servem?

Com as métricas de marketing digital, é possível avaliar e otimizar os investimentos em marketing realizados por sua empresa. Escolhendo aquelas que têm relação com os seus objetivos, fica fácil observar quais ações funcionaram bem e quais precisam ser revistas. Em outras palavras, essa estratégia permite que tudo o que gera bons resultados permaneça em andamento, enquanto o que não gera pode ser descartado.

Para facilitar a compreensão e ajudar na escolha dos indicadores ideais, selecionamos aqui as 4 principais métricas que você deve avaliar para ajudar o seu negócio a crescer:

ROI

Essa sigla significa Return On Investment (em português, Retorno Sobre o Investimento). Seu cálculo permite saber quanto uma determinada ação de marketing ou campanha trouxe para a empresa. Para calculá-lo, é preciso considerar tudo o que foi ganho com determinada ação e, desse valor, subtrair o que foi gasto na sua execução. Comparar diversas ações também permite saber qual possui o maior ROI e, portanto, gera melhores resultados.

CAC

O Custo de Aquisição de Clientes permite saber o quanto uma empresa gastou por cada cliente novo adquirido. O CAC é obtido dividindo o investimento pelo número de vendas. Quando o custo de cada cliente é alto demais, isso indica que é necessário rever as estratégias; quando o custo é baixo, significa que sua empresa está no caminho certo.

Taxa de Rejeição

Essa é uma métrica que permite saber se a qualidade do seu site está boa ou não. Também conhecida como bounce rate, essa taxa mede o percentual de visitantes que saem da sua página logo após o acesso. Uma taxa de rejeição elevada pode indicar várias coisas: o site não é amigável, demora a carregar, tem conteúdo ofensivo ou irrelevante, entre outros problemas.

Taxa de conversão

Essa métrica mede, basicamente, a porcentagem de usuários que executaram determinada ação a partir de um grupo. Ela varia de acordo com a estratégia aplicada e permite medir, por exemplo, a quantidade de pessoas que acessaram seu site e realizaram uma compra, ou quantos usuários assinaram uma newsletter após lerem determinado post de blog.

A taxa de conversão permite, portanto, medir alguns itens pontuais e estratégicos para uma campanha de marketing, oferecendo ao gestor a possibilidade de analisar o que funciona e o que precisa ser revisto.

Agora que você já conhece as principais métricas do marketing digital, que tal começar a avaliar as estratégias do seu negócio? Siga nossa pagina no Facebook e acompanhe todas as dicas para ajudar a sua empresa a crescer!

 

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